sábado, 29 de setembro de 2007

A música alta acabou!

Outra vez em capítulos, pois a semana foi longa por aqui.

Curso de alemao
Na terca, acabaram minhas aulas de alemao. Fui bem no teste e minha professora falou que eu dei o maior salto entre todos da classe. Ela disse que isso era decorrencia natural do fato de eu a mais estudiosa. Acrescentou ainda que tive o melhor texto (mini, é claro) na prova.

Obrigada pelo enorme apoio de voces quanto ao aprendizado da língua. Nos últimos dias nao tive tempo para estudar. continuo ainda frustrada quando as pessoas falam e eu simplesmente nao entendo, mas acho que com o tempo vai melhorar. Eu realmente espero.

Início do mestrado
Na quinta e sexta tivemos os Orientation Days do mestrado. Dois dias para falar da cultura alema, como trabalhar com diferentes culturas e conhecer a estrutura conceital do curso. Somos 24 alunos vindos de 19 países diferentes. Brazil, Colombia, US, Canada, Franca, Espanha, Portugal, India, China, Filipinas, Gana, Tanzania, Malawi, Australia, Alemanha etc.

Sobre a cultura alema nas universidades, ouvimos que os professores sao muito ocupados. Possuem dois trabalhos: pesquisar e ensinar. As aulas acabam ganhando em geral menos atencao, pois a pesquisa é que dá reconhecimento ao professor fora da universidade. O tratamento é formal com a maioria. Dificilmente alguém permite chamar pelo primeiro nome. Ou Herr/Frau (no meu caso Mr./Mrs) ou Prof. Silva. Neste segundo caso é mais complicado pois nem todos os professores tem o título de professor. Sao assistentes e entao é mais tranquilo chamar todos de senhor fulano e senhora beltrana. E se quisermos conversar é necessario marcar um horário com antecedencia (nao no dia anterior). Vir com as questoes prontas e procurar ser direto. Tempo é precioso para os alemaes em geral. Ir direto ao ponto sempre é uma premissa fundamental. Sobre o curso e a estrutura conceital conto mais adiante senao vai ficar gigantesco este post.

Mudanca - aleluia
Para todos que acompanharam minha agonia ouvindo musica alta no primeiro mes. Finalmente uma boa noticia. Ontem fiz a minha mudanca para o lugar onde vou morar nos proximos seis meses. Sobre os padroes de limpeza, estou aprendendo a me tornar mais tolerante. Ja entendi que isso nao acontece nas moradias de estudantes na Alemanha. Se nao é dos mais limpos, sem problemas. O importante é que é aconchegante e eu gostei bastante do meu quarto, apesar de pequeno. Sim, eu tenho uma pequena sacada, uma pia no quarto e ontem fui na Ikea comprar umas coisinhas para facilitar minha vida.

A Ikea é a Tok & Stok sueca, espalhada por toda a Europa. Aliás acho que a Tok & Stok é a Ikea brasileira. Até os papeis e os lápis para anotar estao lá. Incrível. Bem, comprei um tapete azul pequeno, uma almofada colorida, uns cabides, uma lixeira vermelha e umas velinhas para decorar o meu quarto. A Michelle (minha colega da Australia) me deu um pedaco da cortina dela que nao estava usando. E lá está meu quarto, quase arrumado. Depois tiro uma foto e mando para voces conhecerem. E também falo um pouco mais do dormitorio. Se quiserem conhece-lo, segue o site também. É o Händelwohnheim. Outras colegas também moram lá. Fica a 10 minutos caminhando do instituto da universidade onde vou estudar. Também estou devendo fotos.

Ok queridos, preciso ir. Ainda muitas coisas para arrumar no meu novo quarto e me preparar para segunda-feira comecar o curso. Vai ser bem intensivo. Especialmente no primeiro módulo com aulas todos os dias das 9h às 17h.

Abraco grande e bom fim de semana para todos.

5 comentários:

Anônimo disse...

t









Gabi!Parabéns por ser con-siderada a "a melhor do teu curso de alemão",apesar da
dificuldade com a língua...
O que é o esfôrço,hein?No mais, a questão do Herr e da Frau acaba tendo menos valor frente ao objetivo buscado.O horário, também, vai que com jeito lá pelas tantas tudo melhora,não?De-
sanimar jamais!Beijos.Mutti.




Gramado,29 set 23:30


















o
























que


ul u



fi


culdade da lín
gua

Anônimo disse...

Gabi, manda o endereço senão vc não vai receber presente do Dia das Crianças.

Marcio Jappe disse...

e o flops-flops Gabi, rola ou não rola? =P brincadeiras deixadas de lado, um mega abraço aqui do Brasil =D, Marcio

Roberta disse...

Queriiii!! Das 9h às 17h? Nooosssa, é de ficar tonta de tanta aula! Que isso!! Amiga, que tudo ter várias pessoas de tantos lugares na aula! Que riqueza de experiência! Aproveita pela tua amiga aqui que está na fase de aprender a gerenciar pessoas (lidar já não é fácil...)
bjao

Ali disse...

Gabi!!
Acabei de achar teu blog. Muito boa sorte e por favor, nao deixa a burocracia europeia estragar teu dia... vai estar em todos os lugares, na hora que tu menos imagina. Muita forca ai e que tudo corra muito bem no teu curso!!
Estou esperando visitas.. senao aqui em Portugal, na Noruega no ano que vem!
Beijos
Ali :)