terça-feira, 4 de setembro de 2007

Novo quarto, conhecendo os colegas e muitas saudades

A historia merece ser contada em capítulos:

Parte I - domingos e hora de fechamento do comercio

Eu queria ter escrito no blog no domingo, mas esqueci que nada abre no domingo exceto alguns cafés na parte turística da cidade. Ou seja sem acesso à internet e nem comida se você esqueceu de passar no supermercado no sábado até às 8h da noite. Eu lembrei pelo menos do supermercado. É sem dúvida difícil à princípio para alguém acostumada com uma cidade 24h como Sao Paulo se adaptar à nova realidade, mas no fundo acho um hábito legal todo mundo descansar no domingo. Só me interrogo o que alguém faz se depois das 8h de cada dia sente uma dor de cabeca, pois até agora nao vi nenhuma farmácia aberta depois deste horário.

Parte II - bagagem

Ainda estou vivendo o pesadelo da bagagem. Parece que chega hoje até às 12h. Eu realmente espero de verdade. Fiquei meio deprimida com isso, pois esperava receber ontem e nada. Voce precisa ficar ligando e reclamando para eles lembrarem de entregar. Uma tristeza.

Parte III - colegas

Conheci dois colegas do mestrado: o Andrew da Filipinas e a Michelle da Austrália. Eles parecem ser bem legais. No domingo à tarde conheci os dois e fui passear com o Andrew pelo centro antigo. Ele me mostrou o predio em que vamos estudar. É antigo por fora e, pelo que ele falou, hi-tech dentro. Descobrimos também o parque da cidade. Uma graca. No dia anterior, sem muito o que fazer, eu tinha ido a uma livraria e lido tudo o que o Lonely Planet dizia sobre Freiburg. O Andrew falou que eu parecia uma guia turística falando sobre cada prédio que a gente passava.

Parte IV - impressao dos habitantes

Pelo que vi no consulado em Sao Paulo esperava todo mundo muito ríspido, mas nao tem sido o que tenho encontrado. Eles sao bastante reservados, mas sempre dispostos a ajudar se necessario. Inclusive quando nao falamos uma lingua comum. No parque um senhor se ofereceu para tirar foto minha e do Andrew. No onibus, uma senhora viu que eu carregava mochila e mala e abriu mais espaco para eu poder sentar melhor. Na rua, uma senhora me ajudou a achar as direcoes sem falarmos uma lingua comum. Compartilhei esta impressao com o Andrew e ele tambem concordou.

Parte V - o novo quarto

Ontem mudei de quarto. Saí daquele ajeitadinho na moradia de estudantes luteranos e fui para um novo... digamos... menos organizado. O quarto é ok. O problema na verdade é a cozinha e o banheiro dividido com outros estudantes. Esses dois ambientes nao sao com certeza os mais limpos que já vi. Mas ok. Vou ficar lá um mes e pessoal parece legal. O bom é que tive que falar algumas frases em alemao para me comunicar com a Dina, uma estudante russa que divide o apartamento. Ela parece bem bacana. Enfim, me senti bem acolhida apesar dos standarts de limpeza nao serem muito próximo dos meus. O unico problema mesmo foi dormir. Acho que um dos roommates gosta de ouvir musica eletronica no volume maximo e isso me deixou com dor de cabeca. Depois de uma certa hora nao sabia mais se o som vinha do mesmo apartamento ou de outro lugar do dormitorio. Espero que hoje estaja melhor e que nao seja assim todo o dia.

Parte V - resolvendo a vida diaria

Hoje à tarde vou fazer meu teste de alemao para ser alocada no nivel certo. Tambem ja estou com celular e computador (ainda sem internet em casa). Hoje de manha abri minha conta num banco local. De tudo que eles mostraram o mais interessante é um chaveiro com um numero que eles dao. Voce coloca sua chave de casa no chaveiro e se perder o carteiro entrega no banco e pelo codigo eles identificam quem voce é e entregam a chave para voce. Legal ne?

Parte VI e ultima - saudades

Adorei ler os comentarios no blog e saber noticias do que esta acontecendo com voces por ai! No meio de tanta coisa acontecendo por aqui e minha compreensao proxima ao zero da lingua, sinto mais saudades ainda. Ontem à noite, já com computador, consegui rever as fotos das despedidas e ouvir Joao Gilberto. Saudades de casa, saudades de todos e certeza de que em breve nos vemos.

7 comentários:

disse...

Minha maninha querida!! Apesar de nossos contatos por e-mail, deixo aqui uma mensagem. Estou torcendo para que a sua adaptação ao novo dormitório seja rápida e que a sua bagagem chegue logo!! Com os seus pertences em mãos vc se sentirá melhor, mais completa. Adorei o comentário do Andrew sobre a "guia turística", o que demonstra a impressão dele sobre vc em um único dia...hehehe Que bom que vc já adquiriu um celular e um novo computador. Imagino que, em breve, vc terá acesso à internet por wireless ou algo parecido pela universidade, não é? De qualqer forma mantenha contato SEMPRE, tá?? Um grande beijo saudoso da irmã que te adora!! Fica com Deus!! Fê.

Anônimo disse...

Gabi amada! Estou aqui acompanhando curiosa cada passo seu nesta nova adapatação. Com certeza amiga, pra quem saiu de uma vida em SP, morando sozinha, dona do seu espaço, no início pode parecer um pouco perturbado ter que dividir cozinha, etc, ainda mais, não tendo os mesmos parâmetros de limpeza... Mas tenho certeza que, articulada como vc é, em pouco tempo já terá tirado isto de letra...
Fiquei bem chateada com esta confusão da sua mala, mas ela vai chegar amiga, e vc vai poder colocar tudo no lugar de novo!
Quanto à língua, gente... Fico imaginando se eu tivesse que falar irsh nas ruas aqui... mas fiquei MUITO SURPRESA e FELIZ deles estarem sendo receptivos, isso é mesmo muito bom quando chegamos num universo novo. Então, mais uma vez: que tudo continue dando certo. Força e boa sorte, com muito carinho, Mê

cecilia disse...

Minha adorada afilhada! Já estava preocupada, pois não tinhas escrito mais nada. Fiquei feliz de saber que está tudo bem contigo.Espero que esse vizinho que gosta de ouvir música de madrugada tenha deixado tu dormir essa noite. Ficar no meio da sugeira já é difícil e ainda com sono é pior ainda. Pelo que eu te conheço logo vais dar um jeitinho nessa situação. Um beijão da tua madrinha preferida! Cecilia

Herr Weide Jaskulski disse...

Oi Gabi... para mim está sendo ótimo ler o seu blog e poder aprender um pouco do que provavelmente irei encontrar aí na Alemanha... Que bom que tudo está se encaminhando para ti .Muitas felicidades aí na Alemanha e parabéns pelo blog, está ótimo!!! Abraço,

Anônimo disse...

FIlhota querida!Você e suas malas são um capítulo especial entre os demais acontecimentos...Tens dado duro nas aulas de alemão?Apesar dos cartões coloridos as aulas devem ser bem mais adiantadas do
as que eram oferecidas aqui(pois
são de nível intermediário).Gabi:Was macht Deutschand als reiseziel so attraktiv? Deus te proteja hoje e
sempre. Com todo meu amor Mutti Bea

06 de setembro de 2007




Deutschland

Anônimo disse...

Gabi, não te conheço, me chamo Caio. Por coincidência encontrei teu "blog". Vou te contar como foi e depois te pedir um favor, atenda se quiser e/ ou puder. Estudo o idioma alemão e precisei tirar uma dúvida na net. Ao digitar a pergunta "was ist Hofe?" no campo de busca do Google, o link para teu blog foi o primeiro a aparecer, achei engraçado e resolvi escrever. Pude perceber que vc está em contato com alemães no momento, então, o favor é o seguinte, se vc esbarrar com algum alemão aí, teria como vc perguntar, por favor, qual o significado da palavra "Hofe"? Não acho em lugar nenhum, eheh. Valeu! Bons estudos! Abrs, Caio.

Anônimo disse...

AH, meu e-mail é: caiocoutinho@bol.com.br