quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Sobre a máquina de lavar e outras histórias

Ainda sobre o último fim-de-semana, faltou falar sobre a máquina de lavar. Digamos que foi uma experiência bastante… intuitiva. Sem compreender nenhuma instrucao, coloquei as roupas na máquina, selecionei uma temperatura, introduzi a ficha e apertei no botao verde para iniciar. A máquina nao encheu de água na hora, nem se mexeu muito. Subi correndo para o meu quarto e liguei para o outro menino do Brasil que também faz curso de alemao. „Cléssio, o que faco?“. A máquina do prédio era um pouco diferente. Ele aconselhou que eu deixasse até o final e se as roupas nao estivessem limpinhas, ele vinha me ajudar a escolher a programacao correta em uma segunda lavagem. Segui as instrucoes e desabafei comigo mesmo: „Nem com a máquina de lavar eu consigo me comunicar aqui“.

As roupas no final tinham cheiro de sabao em pó e pareciam estar limpas. Chegou a vez entao da máquina de secar. Selecionei qualquer programa e voltei para o meu quarto. Comecei entao a pensar: „e se coloquei numa temperatura muito alta e as roupas encolherem?“ Saí correndo com o dicionário na mao direto para a sala das máquinas no térreo. Pelo que pareceu, eu tinha colocado em uma temperatura razoavelmente alta. Resolvi entao tirá-las antes do final da secagem. Melhor roupas ainda úmidas, mas no tamanho normal. Ufaaa.

Algumas pessoas ficaram preocupadas com a imensa saudade descrita nas postagens anteriores. Acho que sou um pouco exagerada mesmo. Principalmente nesta fase de adaptacao, que exige sair da zona de conforto para dividir apartamento com outros estudantes, em um país diferente, bem longe da família, dos amigos e das nossas comidas e sucos saborosos. Além disso, muita burocracia para resolver e uma língua ainda tao nova para entender. Mas à medida que as semanas vao passando, vou comecando a me adaptar e saudade fica mais controlada. Ontem por exemplo, estava estudando para o meu teste de alemao e tolerei a musica alta numa boa. Na primeira semana teria quase enlouquecido. Como disse uma vez o Sebastiao Salgado em uma entrevista na TV, a principal característica do homem é adaptabilidade - tanto para o melhor quanto para o pior. Na ocasiao ele falava sobre a degracada do meio ambiente e da vida nas grandes cidades.

Falando em burocracia, entre as boas notícias está a obtencao do meu visto. Finalmente terminei esta parte de abrir conta no banco, fazer seguro de saúde, reservar quarto, registrar-me como moradora da cidade e obter o visto de estudante definitivo. Agora só falta mesmo fazer a matrícula na universidade.

Adorei os comentários sobre as sacolas. Lívia seja bem vinda no blog! Fiquei imaginando a cara dos clientes do Empório ao verem sua sacola. Aliás, quando estiver perto de vir para cá avisa para tentar se encontrar. Vanessa, conta também daqui uns meses a evolucao „moda“ aí em Floripa nos supermercados. Fiquei curiosa.

Ainda sobre as coisas gostosas da cidade, amo as bicicletas. Mal posso esperar para ter a minha. Ao lado segue uma foto que tirei no centro antigo de algumas delas. Um cena bem típica: bicicletas encontadas em todos os lugares possíveis, até mesmo na fonte de água. Bicicleta que anda aqui à noite com luz (farol) queimada ou sem luz recebe multa de € 10. Segundo uma colega do mestrado as bicicletas também têm preferência no trânsito. Se tem alguma andando na frente, mesmo que bem devagar, ela tem preferência em relacao ao carro que está atrás. Este simplesmente nao pode ficar xingando e buzinando para ela ir mais rápido. É preciso respeitar :).

Um abraco e até o início da próxima semana.

7 comentários:

Roberta disse...

Amiga querida! Mas que problemão para lavar uma roupa!!
Quanto ao suposto exagero na saudade, creio que somos parecidas também nisso. Aqui em Brasília está doído demais de aguentar e olha que eu estou no nosso país... Sabe que você me inspirou? Resolvi criar um blog para relatar como me sinto e as vivências daqui. Te mandei por e-mail. Serás, como fonte inspiradora (o exagero sempre) a primeira a ver, embora nada exista´por enquanto.
Amiga amada, que Deus esteja sempre contigo!!

Ronaldo disse...

Gabi, toma umas hoje pela Revolução Farroupilha. Acabei de entrar a qualificação e estou indo resolver esse problema agora.
Beijão...

Anônimo disse...

Gabiloca !!
Que saudade, até enfim entrei no seu blog e fiquei impressionada , como você é uma super jornalista ! Adorei e ao mesmo percebi que estou super desatualizada das histórias...essa da máquina de lavar foi demais ! Tenho certeza de que vc vai vencer querida, vc nasceu para brilhar !
Ah..tenho que te contar uma coisa, vou te escrever por email. Saudades , Helena

Anônimo disse...

E ai Gabi!!!
Nossa, muito bom ler tuas histórias na Alemanha e recordar meu último ano aí. Os choques culturais são os mesmos, as irritações e descrenças iguais.
Mesmo depois de 1 ano ainda ñ sei como eles vivem com um comércio que trabalha tão pouco!!!
Pelo menos é bom para ganhar perspectiva né...nunca mais tu vais falar que o Brasil é o país da buRRocracia, a Alemanha pode ser até pior!!!
Aproveita muito, relaxa com o alemão (qdo tu ver, já aprendeu) e bebe muita weiss bier com schoco-croissant por mim, BITTE!!
Tchuss....

Anônimo disse...

Gabi querida, que bom sentir que o cansaço das primeira semans está indo embora. Nada como se familiarizar com a máquina de lavar, dançar para espantar toda a tristeza e tomar um bom sorvete com a luz do sol batendo na cara... Como canta Cidadão: "deixa o sol bater na cara, esquece tudo o que te faz mal"... é isso aí amiga, pela sua determinação, tenho certeza que aos poucos, por imersão, vc estará falando alemão!!!
Quanto ir ao supermercado, o que ainda me sinto perdida se preciso de um item diferente dos quais costumo comprar, sou adepta da minha velha e parceira mochilinha de todos os dias!!! Faça chuva ou faça sol de segunda a segunda, lá estou com a minha michilinha nas costas... e fico toda orgulhosa que não tenho aquele monte de sacolas socadas em casa.
Bom minha, agora com quase toda a parte burocrática vencida, tenho certeza que vai começar curtir todos os detalhes desta nova vida de estudante.
Abração, gaúcho, brasileiro e irlandês, da amiga que já está te esperando para o Natal, Mê

Anônimo disse...

Gabi, adorei ler sobre suas experiências e sentimentos. Esse registro é unico, pois com o tempo nossos olhos deixam de ver algumas coisas...Tenho certeza que o tempo fará deste blog uma fonte de boas lembranças e conquistas.
Beijos e saudades!
Denise

Anônimo disse...

este é o melhor post de todos. Cheio de comida!!!