segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Tübingen, Salvador, Paraty e chimarrao

Neste fim de semana, eu e o Andrew (colega das Filipinas) viajamos para Tübingen para visitar o Omar (colega da Colombia) e a Billy (namorada do Omar, de Dortmund – norte da Alemanha). A Billy estuda Economia e Ciencias Políticas em Tübingen. Os dois nos convidaram para conhecer a cidade e eles também, pois até agora só nos conhecíamos por MSN e telefone. Tübingen fica a 4h de Freiburg de trem, atravessando a Floresta Negra . A cidade é pequena, mas tem 22 mil estudantes e fica a 40 km de Stuttgart, capital de Baden-Würtemberg, regiao da Alemanha onde fica Freiburg. É uma cidade universitária e muito aconchengante. Quase nao foi bombardeada durante a segunda guerra e portanto guarda bastante da sua arquitetura original, conforme o Omar nos explicou.

Fomos brindados com um fim-de-semana super ensolarado e excelente companhia. Ficamos no quarto da Billy. Ela mora em um dormitório de estudantes da igreja luterana, bem pertinho da centro antigo da cidade.

Tivemos a chance de experimentar pela primeira vez um café da manha tradicional da Alemanha, que a Billy preparou para nós no sábado. Pao alemao crocante e com direito a semente de girassol entre outros graos , iogurte com gosto da fruta mesmo, suco multivitamina misturado com água mineral com gás, queijo, geléia, mel, chá etc. E as delícias gastronomicas nao pararam por aí. No domingo tivemos um café da manha colombiano com arepas preparadas pelo Omar. Na verdade foi um café/almoco pois comemos já para a viagem de volta que comecava ao meio-dia. E no sábado à noite também tivemos um super jantar no dormitório de estudantes de uma menina do Chile. Ela também estuda Ciencias Políticas em Tübingen e fez curso de alta gastronomia antes no Chile. Tomamos vinho, comemos salada e um arroz delicioso preparado em fatias de pimentao com queijo ou carne, conforme o gosto de cada um. Tudo isso para dizer que tivemos um banquete em Tübingen!

Eu e o Andrew acostumados com a comida da Mensa (refeitório) e lanches rápidos de estudante em casa, nao tivemos dúvida em dizer que foram as melhores refeicoes que experimentamos até agora na Alemanha. E o melhor fim de semana até agora também.

Para voces nao acharem que somos tao gulos assim e nao fizemos mais nada em Tübingen, além de comer, passeamos bastante também . Subimos até o topo da Catedral, que é luterana e tem uma belíssima vista da cidade. Fomos até o castelo que abriga a faculdade da Universidade de Tübinguen, passeamos ao lado do Rio, que corta a cidade e conversamos bastante. Aliás, isto é muito importante: conversamos um pouquinho em alemao. O Omar e a Billy tiveram paciência para nos ajudar nas primeiras frases em alemao e repetir o que diziam quando nao entendíamos quase nada.

Por vezes também o espanhol entrou na conversa. No sábado à noite fomos com a Billy, o Omar, a Mariana (também estudante de Ciencias Políticas vinda do Peru e) para a casa da Nicole, a chilena que preparou aquelas comidas deliciosas. Lá virou uma miscelania de línguas. Até o portugues chegou a aparecer quando descobrimos um brasileiro visitante na casa e um outro alemao, que havia morado no Rio.

Aproveitamos muito e pela primeira vez preparei chimarrao aqui na Alemanha. No final da tarde de sábado, sentamos nós quatro no pátido do dormitório onde a Billy mora para tomar chimarrao. Eles gostaram do chimarrao. Já esparava que eles tomassem apenas um ou dois, como a maior parte dos brasileiros que nao sao habituados com o nosso costume do sul. Mas nao, chegamos a esquentar mais água! Agora quando ficar com saudades de casa vou convidá-los para tomar chimarrao comigo, sugestao deles :).

Enfim, um ótimo fim de semana, aprendendo mais sobre outras culturas e histórias e convivendo com novos amigos. Ah e para quem ainda deve estar pensando o que Salvador e Paraty tem a ver com essa história, a Billy morou em Sao Paulo e Brasília. E para a minha alegria tinha fotos ampliadas de Salvador e Paraty no quarto dela para me darem bom dia em Tübingen. Bom para mitigar as saudades de casa. Aliás, portugues, eu só vou poder falar com a Billy depois que meu alemao estiver um pouco melhor nos próximos meses. Nao é mesmo Billy?

PS: ao lado segue uma foto do rio que corta cidade, um pouco da arquitetura do centro antigo e ao fundo a torre da catedral luterana.

5 comentários:

Roberta disse...

Amiga querida!!
Que bom que está tuuuudddooo do jeito que você gosta né? Novos amigos, novas culturas ooo beleza! Já aproveito a oportunidade para te dar um puxãozinho de orelha. Pára de te cobrar por causa do alemão. Amiga, é super natural que esteja difícil e afinal, faz um mês só que vc está aí. Qdo vc completar 3 ou 4 meses na Alemanha eu deixo vc se cobrar assim ta? Mas só daqui a este tempo!!
bjao te adoro muito!!!!

Unknown disse...

Gabi, que maravilha sentir o clima agradável descrito... e com chimarrão, ainda!!! Fiquei feliz amiga... todo o universo gostoso, começou a aparecer. Abração e boa sorte sempre, Me

Unknown disse...

Gabi, acabei de ficar em dia com você pelo blog. Estava com saudades e me perguntando se vc estaria bem. Claro que está! Cheia de amigos -- não seria diferente! E pelo visto tb mais adaptada. A briga com a língua era puro choque cultural. Que obviamente ia passar.
Bom saber que vc está bem. Por aqui tudo numa boa.
beijo
rodrigo

Anônimo disse...

gabiza!!!!

que foto linda! :-)
que coisa boa por vc já se sentir acolhida por pessoas que parecem ser muito legais! fiquei morrendo de vontade de experimentar esse café da manhã alemão. hehehehehehe.
bom tbm já ter com quem tomar chimarrão!!! EBA! adorei essa parte.
estou com mtas saudades.

Anônimo disse...

Olá:) eu sou a Ana e sou de Portugal...Neste momento estou a estudar em TÜBINGEN e gostava que me desses o contacto dos teus amigos aqui de Tübingen...Ainda não conheci nenhum portugues aqui, por isso podia ser uma oportunidade pa mim. O meu mail é annna.abreu@gmail.com. Obrigada....;)