sábado, 6 de outubro de 2007

Neste Natal quero a minha Caloi...

Sabe aquela sensacao da primeira carteira de habilitacao? Hoje experimentei algo semelhante. Levantei às 9h e fui direto a um mercado de roupas e bicicletas usadas no pavilhao de eventos aqui de Freiburg. Fui avisada pelos mais experientes que chegando cedo teria mais chances de encontrar uma bicicleta em bom estado. Pontos decisivos para a compra: freios e luz funcionando, banco e pneus em estado razoável e, claro, marchas. Como se fosse comprar um carro usado, fiz 2 test drives dentro do próprio pavilhao antes de escolher a minha magrela.

Eu e mais três colegas - Andrew (Filipinas), Leonora (Portugal) e Shanon (Canadá) - chegamos de onibus e saímos pedalando. Depois de algumas negociacoes, fechei o preco que originalmente era € 50 por € 45. Uma bicicleta nova custa pelo menos uns € 200. Enfim voltei para casa com a sensacao de liberdade de ganhar a carteira de habilitacao e espantada ao perceber que percorri um trajeto de 15 min sem medo de ser atropelada por um onibus, ou tossindo porque um caminhao passou despejando fumaca. Mas calma, nem tudo sao apenas flores. Precisei comprar um cadeado também, pois é comum roubarem bicicletas aqui em Freiburg.

O próximo passo agora é comprar uma cesta para colocar na garupa e trazer as compras do supermercado. Quem precisa de carro quando o transporte público funciona e quando a bicicleta tem prioridade em relacao aos automóveis? Acho que já expliquei sobre isso antes, mas falo de novo. Nao importa se a bicicleta está a 5 km por hora. O carro nao pode ficar buzinando. A preferencia é da bicicleta :). Além disso há muitas ciclovias. E acima de tudo, agora me sinto mais parte da cidade nesta nova versao motorizada. E a bicicleta nao é Caloi, foi só porque lembrei do comercial.

Sobre a minha casa
Estou muito contente com o meu novo quarto. Meus colegas de apartamento foram muito receptivos e estao sempre me ajudando a melhorar o alemao. Nem se compara com o Stusie. E isso me ajuda a me sentir bem mais em casa. Além disso tem mais seis colegas do mestrado vivendo na residencia de estudantes e sempre é bacana poder encontrá-los por aí ou mesmo fazer algumas programacoes juntos. Ah, como muitos já devem ter visto, finalmente depois de 1 mes tenho internet no meu quarto. Isso ajuda a aliviar um pouco a saudade, diminuindo bastante a distancia.

A primeira semana de aulas
Recebi um presente na primeira semana de aulas. O meu professor morou 9 anos no Brasil. Em Curitiba e Belém. Ele trabalhou na agencia de desenvolvimento da Alemanha (GTZ) e trouxe muitas vivencias para a aula. Ele é um senhor ja aposentado que trabalha voluntariamente como professor na universidade. Foi muito bacana. Aprendi sobre certificacao florestal e li textos bem interessantes sobre pensamento sistemico. Aliás, ele conduziu alguns exercícios interessantes sobre este assunto aprendidos em um treinamento com Denis Meadows (para quem trabalha com sustentabilidade foi ele quem desenvolveu o Fish Banks). Na próxima sexta temos a primeira apresentacao do nosso primeiro trabalho em grupo. Depois conto como foi.

Freiburgetílico
Estou um pouco preocupada com as minhas atividades sociais por aqui. Basicamente entre entre aniversário, despedidas, pizzas, véspera de feriado (unificacao da Alemanha) bebi 5 dos últimos 7 dias. Claro que nada exagerado, mas enfim freqüente. O pessoal literalmente bebe bem por aqui. Vou comecar a cuidar. Também com vinho razoável custando € 2 ou € 2,50 fica difícil resistir.


Ah, e muito obrigada mesmo pelos comentários. Sempre leio todos com muito carinho!

3 comentários:

Roberta disse...

Pois é amiga... você nem imagina o quanto eu gostaria que Brasília fosse assim. Infelizmente esta cidade não foi feita para pessoas normais, que queiram andar de bicicleta ou simplesmente caminhar. Fico sempre muito feliz em ver o quanto você está bem! Flor, aproveite cada momento sem culpa, pois vc merece tudo!
bjao

Anônimo disse...

Gabi querida,

Parabéns pelos elogios da profa sobre a aprendizagem com a língua!!!Nossa, em um mès vc já consegiu tudo isso!!! To vendo que quando vier no Natal, já vai estar falando... Mais uma vez, Boa sorte neste contato!

Adorei a descrição da decoração do quarto e da compra da bike. Colocar algumas coisinhas que a tem a cara da gente faz nós nos sentirmos mais em casa, não é mesmo:::

Quero saber tudo sobre as aulas...estou na expectativa pra que tudo certo na primeira apresentação de tabalho em grupo... e volto a dizer: que legal este clima de Universidade e cosmopolita que vc está vivendo!

Bom, minha mãe mandou feijão. Vou guardar um pouco pra cozinharmos nos dias próximos do Natal e comermos com muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito arroz!

Saudades e fica com Deus, Mê

Unknown disse...

Oii Linda!!! passei pra te deixar um Oi, e dizer q adorei te conhecer!!!
Tenha um otimo final de semana!
beijo!