sábado, 13 de outubro de 2007

Entrando no ritmo dos estudos

Acho que a maior dificuldade que eu senti nas últimas duas semanas foi me acostumar a estudar outra vez. Parece piada, mas não é. Quando se está trabalhando há alguns anos, não é tão simples conseguir concentração imediata para ler textos mais abstratos. Parece que falta um telefone tocando, um e-mail urgente para responder, uma renuiao para participar. Como disse meu colega indiano demora um tempo para a gente voltar a ser estudante outra vez.

Apresentação de trabalho
Resultado: me senti bastante cansada. Aulas todas as manhas das 9h às 13h. À tardinha encontros com o meu grupo para organizar a apresentação do nosso trabalho, que aconteceu nesta sexta-feira. No meio tempo, banho, almoço, "siesta" e ler noticias on-line do nosso país. Aos poucos vou entrando no ritmo. Ontem as apresentacoes foram bem interessantes. Seis grupos falaram sobre assuntos diferentes relacionados ao desenvolvimento sustentável. A condição era de que o tema se relacionasse ao país de um dos integrantes do grupo. No nosso caso falamos sobre transporte público em Bogotá. Os outros grupos falaram sobre construção de hidroelétricas no Canadá e Índia, poluição em Beijng e os jogos olímpicos de 2008, entre outros assuntos. Ouvindo os relatos e as diferentes percepcoes deu para ter uma idéia de quanto vou aprender nos próximos dois anos. Os professores gostaram muito das apresentacoes. As notas vão variar entre 1 e 1.3 que são as mais altas em uma escala que vai de 5 a 1.

Excurcao ao Rest Rhine
No início desta semana iniciamos nosso módulo "Perspectives through retrospectives" com uma viagem ao Alto Reno, ou seja na divisa com a Franca e pertinho da Suica. O objetivo era conhecer a história do rio e das modificacoes que ele sofreu ao longo de 200 anos. A viagem demorou cerca de 40 minutos. Tivemos como guia o senhor Volker Späth, que trabalha em um instituto que está propondo novas mudanças em algumas áreas da parte que eles chamam de "Rest Rhine" para evitar enchentes em algumas cidades. A lição é a sempre a pergunta deixada pelos nossos professores se as solucoes de hoje são os problemas de amanha? E como conviver com isso.

Vinho novo de Freiburg e comida de Gana
Para celebrar a apresentação do trabalho em grupo, a Christiana (Gana) convidou eu, Andrew, Omar e Billy (namorada do Omar) para um jantar com comida típica de Gana na casa dela. A comida era composta por carne em um molho condimentado, arroz e feijão em um mesmo prato (gosto parecido ao do feijão tropeiro) e dois acompanhamentos que lembravam respectivamente banana e batata doce. Foi uma delícia. No final a Shannon (Canadá) chegou com o namorado. Eles levaram vinho novo. Um vinho sobre o qual o meu professor de alemão havia comentado ainda no Brasil. Só existe nesta época da colheita da uva. O vinho é uma espécie de suco de uva já um pouco alcoolizado. Muito gostoso. Hoje de manha peguei minha bicicleta e fui à feira que fica na junto à Catedral comprar a minha garrafa. Muitas famílias e senhores de idade e tudo que se pode imaginar de linguíca a geléias e flores. Deixo para voces aí ao lado a foto que tirei de uma parte da feira. Ela quase dá a volta na Catedral. Espero que voces gostem e possam sentir um pouquinho do sábado ensolarado e com temperaturas de outono, que fez hoje aqui.

Abraco e até a próxima semana!
PS: torcam por mim. Minha primeira prova será nesta sexta-feira. Até lá já preciso ter recuperado completamente o ritmo dos estudos.

4 comentários:

Unknown disse...

Viel Viel Glück!!!! =)
beijinhO!

Unknown disse...

Gabi!!
Pelo jeito ja fez uma turma grande ai, que bom! Com certeza vc se sairá muito bem na prova! Estou torcendo sempre por vc!
Bjs

Anônimo disse...

Gabi... que história é essa de siesta na Alemanhã::: quer dizer que vcs tb tem uma folguinha depois do almoço!!! E eu fui escolher a Irlanda que não tem siesta e a janta é servida ás 6h da tarde!!! Abração amiga, e espero que vc tenha ido super bem na sua prova!!!

Anônimo disse...

nossa gabi, andava meio ausente do teu blog. finalmente coloquei as leituras em dia! qta vivência e novas experiências. realmente a imersão cultural nos proporciona um aprendizado único e muito especial.
parece que está tudo indo bem, né? manda notícias da primeira prova e como vc foi do trabalho. tudo parece ser mto interessante! acho que vc tomou realmente a decisão certa!!!!! :-)
estou torcendo mto por ti.
saudadonas. bjs