sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Trauma de carona

Post rápido para contar sobre a minha viagem a Dresden nesta semana. Basicamente, existe um sistema na Alemanha chamado Mitfahren pelo qual as pessoas anunciam vagas nos carros para dividir os custos das viagens. É incrível como funciona. Pelo menos 90% das pessoas que eu conheco já viajaram assim: de carona paga.

Minha primeira tentativa de usar o mitfahren foi na volta de Berlim no ano novo. Nao funcionou. A dona da carro ligou cancelando na última hora, o que me rendeu uma viagem de 15h de trem (a mais barata e mais lenta possibilidade também).

A segunda vez foi nesta semana, quando fui para Dresden com minha colega Leo (portuguesa). Saímos na segunda-feira direto da aula. Pegamos um trem até Karlsruhe, onde encontramos a dona do carro. Além de nós outras duas meninas também também estavam lá para a carona. A Leo achou esquisita a atitude da dona do carro que já foi cobrando logo na saída quando na maioria das vezes o pessoal paga na chegada ao destino.

Depois de uns minutos da viagem comecada, o carro (uma BMW bastante antiga) comecou a fazer uns barulhos esquisitos quando a motorista pisava no acelarador. Lá pelas tantas ele nao podia passar de 120 km/h (devagar para uma estrada alema) e nem menos 100km/h até que chegamos numa subida e o carro comecou a diminuir até chegar a 40 km/h. Isso já era depois de umas 3h de viagem. Estávamos perto de Nürmberg. A mulher parou num posto e ligou para a BMW. As outras duas meninas que estavam conosco ligaram para a irma de uma delas e comecaram a ver possibilidades de outras caronas. Eu e a Leo decidimos pedir para o carro ao lado (um casal de senhores) para aonde estavam indo. Eles viajavam para os lados de Berlin e aceitaram nos dar carona até Leipzig, que fica há 1h de Dresden.

Enquanto eu entrava no carro com as mochilas, a Leo foi falar com a motorista da primeira carona. A mulher nao podia ser mais grossa. Disse que também tinha que chegar a Dresden e nao iria devolver nosso dinheiro, nenhuma parte. A Leo já estava quase pulando nela, quando chamei ela e falei: "vamo embora, a gente nao vai morrer por € 25". Enfim, viajamos tranquilamente com os dois senhores, que nos levaram de graca e na maior boa vontade até um posto de gasolina, perto de Leipzig. Onde tentamos pegar uma outra carona sem sucesso -todos iam para Berlim ou Muniquei. O posto ficava no meio do nada, só do lado de um negócio chamado "Paraíso Erótico". Como a Leo falou quem iria dar carona para uma brasileira e uma portuguesa. No mínimo iriam achar que a gente tinha acabado de terminar o turno de trabalho no tal Paraíso.

Como o táxi até a estacao de trem de Leipzig era muito caro, resolvemos ligar para o namorado da Leo em Dresden e contar a situacao. Ele procurou na internet e disse que estávamos no meio do nada. Ninguém indo para Dresden pegava aquela estrada. Ou pegava uma antes o outra depois. Coitado dos senhores, nas melhores das intencoes nos deixaram perto de lugar nenhum. A aventura acabou com o namorado da Leo, conseguindo um carro emprestado, e indo nos buscar no tal posto. Chegamos em Dresden à meia noite em vez de 20h como prevíamos. Mas deu tudo certo. Só fiquei com trauma de carona, me achando o maior pé frio.

Adorei os tres dias em Dresden. Cidade barata, histórica e com um bairro alternativo entre Camden Town e Vila Madalena muito bom. Ouvi música boa, pratiquei um pouco o alemao e ainda conheci um amigo brasileiro da Leo, paulista, que toma mate! Gostaríamos de ter passeado mais, mas tínhamos trabalho para fazer e apresentar nesta sexta de manha. Valeu a pena mesmo assim. Aproveitamos o suficiente. E voltamos com uma carona super tranquila ontem. Ufa, para superar o trauma.

Bem, vou terminar por aqui, pois sei que todo mundo deve estar quase em ritmo de carnaval por aí. E eu por aqui já estou saindo para viajar outra vez neste fim de semana. Afinal, também é carnaval na Alemanha, apesar de nao termos feriado. Conto mais na volta. Até breve!

5 comentários:

Daniel Miyagi disse...

Gostei do seu blog , serei um leitor fixo.

Mme Bodin disse...

Bom dia Gabriela, sou jornalista e estou jsutamente fazendo uma reportagem sobre carona. Encontrei seu blog na internet. Você aceita dar uma entrevista?
Atenciosamente
Taissa
tstivanin@gmail.com

Mauro Uhlig disse...

Olá. Não li todo seu blog. Estou agendando uma viagem para Dresden até Karlsruhe. Estou fazendo um documentário sobre o Corpo de Bombeiros Voluntários do Brasil e da Alemanha. Você mora na Alemanhã?

Mauro Uhlig disse...

Meu email: mauro@me.com

Anônimo disse...

bom comeco