quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Fastnacht em Freiburg

Existe Carnaval na Alemanha, ou melhor, Fastnacht. O plano era mesmo ir para Colônia, mas depois de uma semana cheia de viagens. Terminei totalmente acabada ou kapput, no alemao. E acabei voltando para casa mais cedo, no domingo. Basicamente cheguei na última sexta-feira de Dresden, apresentei meu trabalho e saí de novo em viagem para Koblenz - cidade que fica a cerca de 40 minutos de Colônia. Fui visitar o Rogério, brasileiro, trainee da Aiesec na Alemanha e amigo da Carol, minha amiga que mora em Sampa. A Carol me passou o contato do Rogério, que me convidou para o aniversário dele em Koblenz.

Foi bem bacana. Ouvi músicas antigas da Aiesec e conheci outros trainees brazucas, que foram visitar o Rogério para o aniversário dele. Também enrolei diversos brigadeiros e beijinhos para a festa . No domingo de manha em vez de partir com o pessoal para Colonia, resolvi pegar o trem em direcao à Freiburg. Escolha sábia, quando só se pensa em dormir e descansar. A viagem foi ótima. Sol e por um bom tempo o Rio Reno e suas cidades pequenas passando pela janela do trem. Ainda na estacao de trem comprei meu primeiro livro em alemao: O Pequeno Príncipe. Acho que ajuda a ler quando já conhecemos a história e além do mais, O Pequeno Príncipe é sempre uma boa leitura, apesar de ser o livro de cabeceira de toda miss.

Cheguei em Freiburg e a cidade estava em festa. Todo mundo fantasiado indo para a rua principal - a Kaiser Joseph Straße. Lá, várias barraquinhas, bandinhas reunidas tocando música, Glühwein, famílias e um sol ainda gostoso. Larguei minhas coisas em casa, liguei para alguns amigos e fomos ao centro participar das comemoracoes de carnaval. No entanto, a festa grande em Freiburg é mesmo na Rosen Montag (a segunda-feira rosada), quando às 14h acontece o grande desfile de máscara.

Entao voltei na segunda-feira para ver "a banda" passar. Em Colonia a festa acontece desde quinta e na segunda dizem que chega a reunir 3 milhoes de pessoas para o desfile (Umzug). Em Freiburg, todos os estabelecimentos com excecao da universidade, que continuou com aulas normais, fecharam ao meio-dia e a cidade inteira estava lá na rua principal para ver o desfile tradicional de máscaras. Foi demais! Parecia uma mistura de festa junina com barraquinhas vendendo Glühwein (quase nosso vinho quente/ quentao) e Hallowen (pessoal fantasiado). Por um momento os bonecos maiores chegaram a lembrar o que conhecemos como Carnaval do Recife. Para melhorar, uma banda passou com uniforme verde amarelo tocando musica brasileira, que agora nao lembro qual. Foi bem divertido. Diversas cidades da regiao participam e a tradicao também manda distribuir balas, sacos de pipoca e outras guloseimas.

Como disse a Lu, amiga brasileira do Rio, o mais impressionante é que nao tinha cordao dividindo as pessoas da rua. Quase todos respeitavam. Os bonecos também entravam na folia e sequestravam alguns "folioes". E acima de tudo, as pessoas sorriam. Senti uma saudade boa do Brasil. A festa continuou comigo, Lu e a Angelina, minha colega de apartamento chilena ,num bar com wodka russa, depois pizza e vinho em casa e danca grega na cozinha com os colegas de apartamento até às 2h da manha. Realmente foi a nossa terca-feira gorda transformada em segunda-feira rosada. Viva a alegria do Carnaval e de espantar os maus espíritos do inverno como reza a tradicao!


Onde está Wally?

4 comentários:

Anônimo disse...

Gabi, O Pequeno Principe tb foi o primeiro livro que eu li qdo aprendi francês!

Daniel Miyagi disse...

Esse tipo de saudade é bom sentir, como vc mesmo disse, aquela saudade boa do Brasil....
Ah, obrigado pela visita ao meu canto...
Quero um dia conhecer a Europa, e entre os países , Alemanha,Berlim, Frankfurt
abraço

Calien disse...

Se o objetivo do Carnaval na Alemanha é exorcizar os demônios do inverno para chegada da Primavera, acho que posso dizer que exorcizei os meus a base de Vodka, rsrs!

Adorei seu blog, vou voltar sempre!

Roberta disse...

Amiga mas esse teu carnaval foi animadíssimo!! Aqui em BSB a coisa é mortinha mortinha...