domingo, 3 de agosto de 2008

Balanco segundo semestre

Falta uma semana de aulas para acabar este meu intenso semestre. Desde que voltei do Brasil em abril, os meses passaram voando. Correria para negociar meu estágio obrigatório de férias (ou seja férias no papel), para melhorar o alemão, para aprender com os módulos e ainda viajar um pouquinho no verão. Afinal viajar no inverno não tem o mesmo gosto e as paisagens não são verdes. Enfim, no início desta última semana começo com esta sensação de missão quase cumprida da melhor maneira que pude.

Do que aprendi, posso dizer que sei um pouquinho mais sobre floresta temperada. Já consigo reconhecer um cerejeira nativa (obrigada, Björn) e dizer que ela só usada para madeira, enquanto a versão doméstica dá as frutas. Também aprendi que aqui na Floresta Negra (e em grande parte das florestas da Alemanha) existem carrapatos muito pequenos. Eles podem transmitir uma doença que pode ser fatal. Precisa de vacina, dada em três doses. Eu vou tomar a minha em novembro e ficar com protecao de 90% para o próximo verão. Desta vez continuo me virando com Autan nas nossas excursões na floresta. Duas ainda por acontecer nesta semana.

Do alemão, ontem vi um documentário sobre o Rio de Janeiro na TV. Fiquei contente que consegui entender praticamente tudo. Claro que conhecer o contexto e a fala pausada do canal ajudam muito. Mas sinto que a cada dia ganho um pouquinho mais de vocabulário e estou disposta na volta do estágio voltar e me dedicar mais ainda.

Sobre os estágios, vou deixar como surpresa. Escrevo na próxima semana da minha próxima cidade. Fico lá um mês. E para quem já acompanha as minhas andanças há algum tempo, a dica é que já morei antes nesta cidade por nove meses. Vai ser interessante revê-la e trabalhar lá em um instituto bacana. Mais notícias na próxima semana. Aguardem!

Em relação ao curso, me sinto exausta parece que minha cabeça encerrou o espaço para adquirir novos conhecimentos por algum tempo. Foi realmente impressionante a quantidade assuntos de política à economia passando por psicologia relacionados às questões ambientais. Como eles diriam ganhei uma série de frames para entender as questões de outras variadas formas.

Sobre Freiburg, acho que esse foi o semestre da adaptação. Me sinto mais adaptada à comida, à vida estudantil e já quase sinto falta da minha bicicleta na volta ao Brasil. É sempre difícil lidar com amigos partindo no fim do semestre. Mas acho que no geral deu para aproveitar bastante e até aprender algumas coisinhas na cozinha como panquecas. Nem adianta ficarem entusiasmados nao foi nada muito além disso.

Bem, desejo a todos uma ótima semana. Por aqui a minha lista de coisas ainda está grande para resolver até sexta. Torçam para que tudo dê certo e nos falamos nos próximos dias. Seguem abaixo algumas fotos variadas do semestre. Do meu jogo de futebol na festa de verão da minha residência (sim, tive que jogar de azul, a cor vermelha já tinha sido adotada por uma equipe), excursão na floresta negra minha ultima viagem de verão hoje à Basel (Suica).

Fotos na ordem:

1. Ponte sobre o Rio Reno em Basel
2. Minha turma no topo da montanha Schönberg no dia mais quente do ano
3. Time de futebol da minha casa na festa de verao da nossa residencia















Um comentário:

Unknown disse...

Wie gehts dir liebe Gabi?
O Seu Blog seria muito melhor se fizesse referências mais paisagísticas sobre a Alemanha.
Mas gostei da sua forma de dissertar sobre o roteiro de seus estudos na Floresta Negra. Caso queira conhecer um pouco do que está acontecendo em Lisboa dê uma vista de olhos ao meu Bloguinho
www.limiano41.blogspot.com
Não critiquei; apenas sugeri umas fotos desse país lindo. E já agora,
cadê a sua foto?
Ich warte auf...
Bis dann
Manoel Carlos