sábado, 16 de agosto de 2008

Mind The Gap

Como havia falado nos posts anteriores cheguei há uma semana em Londres para estágio de um mês. Estou trabalhando em um instituto com foco em desenvolvimento e meio ambiente. A área de atuacao deles inclui estudo de políticas e projetos na Africa e America Latina.

A chegada em Londres foi interessante. Tempo chuvoso, pessoas das mais diversas etnias nas ruas e a sensacao de entender tudo o que as pessoas falavam comigo. Também foi engracado ir reconhecendo na entrada lugares por onde já andei. E depois saber exatamente meu caminho na estacao de trem/metrô. Até mesmo o simples "Mind the Gap" (lembre do espaco) entre o trem e a plataforma soaram familiares.

Estou nao só de volta a Londres, como ao meu bairro aqui: Hampstead. A casa de estudantes, onde já morei, e onde agora estou continua no mesmo lugar. Fica pertinho do metro, da famosa barraquinha de crepe.

Já aproveitei um pouco da cena musical. Menos do que gostaria, por causa do meu cansaco, mas mais do que no último semestre - quando praticamente já estudei. Jazz ao vivo grátis no parque, MPB e Bossa Nova também gratuitos na segunda à noite e uma boa cerveja com alguns colegas de trabalho no fim do dia na quarta-feira.

Gostei bastante até agora do instituto. Há livros por todo lado e alguns que podem até serem comprados por funcionarios, outros publicacoes proprias gratuitas.

Mas se tem esse lado gostoso de Londres que inclui casais de idade passeando de maos dadas na rua e carregador de caixas que elogia meu sorriso, também senti falta de Freiburg. Do lixo separado para reciclar, da minha bicicleta, da vista da floresta negra que tem do meu quarto, de como as pessoas se vestem despojadas com suas mochilas e sandálias e dos meus amigos.

Fora essas observacoes estou vivendo questionamentos diários dado o tema do meu estágio: pesquisa sobre consumo e sua relacao com a degradacao dos nossos recursos etc. Curioso e dolorido estudar este assunto em uma sociedade tao abundante onde as pessoas consomem tanto. Estou vivenciando diversas reflexoes sobre o assunto. Algumas provocadas por um livro excelente que estou lendo. Assim que possível compartilho com voces. Por enquanto segue uma foto do show de jazz que assisti no último domingo no parque.


Jubilee Park
(no meio da ilha de edificios de Canary Wharf)

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Gabi, dá para ver que Londres não está a ser uma grande "seca"!
beijos da tua sócia portuguesa

Anônimo disse...

Da-lhe, Gabi!
Faz um post novo aí sobre os avanços do estágio!
Agora tenho um personal blog também, veja:
http://afichacaiu.wordpress.com/
bjs
Rodrigo