domingo, 29 de junho de 2008

Um pouco mais da região

Nesta semana estudei muito para uma prova de políticas públicas. Ao sair da prova na sexta, cansada e com uma dúzia de teorias na cabeça, fui almoçar na Mensa, nosso restaurante do estudante. E lá, o primeiro sinal de que o fim-de-semana seria auspicioso!

Fui pesar o meu prato e descobri que não tinha dinheiro suficiente no meu cartão da universidade para pagar o almoço. Então já perguntei para a senhora que fica no caixa onde podia deixar meu prato enquanto fosse colocar mais dinheiro no meu cartão. Ela respondeu: "Espera um momento." Tomou meu garfo, pegou um champignon do meu prato e me devolveu o garfo com o champignon. Eu fiquei olhando sem entender nada com garfo na mão. Então ela falou: "Agora sim dá. Era só 5 centavos de diferença". Ou seja, eu tinha 2,95 euros no saldo do meu cartão e o prato pesou 3 euros. Ela tirou o champignon e o saldo foi suficiente. Eu fiquei impressionada. A menina que vinha atrás de mim na fila riu. Eu comi o champignon e agradeci. Pois é... desta vez mudei minha impressão sobre a flexibilidade alemã. Depois mais tarde contei a história para o Peter, meu colega alemão. Ele disse que é verdade mas não é realmente tão comum.
Como falei, tratei a situação como um sinal do bom fim-de-semana que começaria. E realmente depois não parei mais. Eu e alguns colegas fomos a um biergarten tomar cerveja com um palestrante da Unesco que tivemos essa semana e que foi antes aluno de doutorado aqui na universidade. Depois passamos pela festa do vinho que está tendo no centro da cidade e por último fui com outros amigos a um concerto de jazz no pátio de um museu.
No sábado de manha, eu, Leo e Rafael (minha colega portuguesa e meu veterano de curso, brasileiro) fomos explorar um pouco da região de Freiburg. Com nosso ticket do semestre para o transporte municipal de Freiburg podemos também viajar de trem sem custos extras para algumas cidades da região. Resolvemos então passear pela pequena (7.500 habitantes) e bonitinha Staufen.
Situada na fronteira entre a floresta negra e o plateau do Rio Reno, Staufen ainda não tem a paisagem típica da floresta negra, mas sim as plantacoes de uva, típicas do Rio Reno. E bom para a gente que pode saborear o vinho fresquinho num dia quente e passear pelas ruazinhas da cidade. Queríamos ter ido às ruínas de um castelo que funciona com uma moldura para a cidade, no topo de um morro. Mas acabamos deixando para a próxima vez. O sol estava muito quente e queríamos voltar cedo para Freiburg para ver uma apresentação de fado de uma amiga da Leo. Enfim foi ótimo para descansar. Comemos também Flammkuchen, uma espécie de pizza original da região da Alsácia e desta região da Alemanha e conversamos com o garcom que já nos deu dicas de outros lugares para conhecer na região.
Eu adoro o verão. As pessoas literalmente ficam mais alegres e receptivas e dá muito mais vontade de viajar e explorar este cantinho da Alemanha. Na volta à Freiburg, fomos ao festival de verão onde tinha comida e música de outros países (comemos comida do Sri Lanka) e depois mais um pouco de Wein Fest (festa do vinho) em Freiburg. Estou recarregada para mais uma semana e um novo módulo. E também hoje para ver a final da Eurocopa entre Alemanha e Espanha!

Rathaus (prefeitura) de Staufen
Ruínas do castelo

2 comentários:

Mme Bodin disse...

Bom dia Gabriela, sou jornalista e estou fazendo uma reportagem sobre viajar de carona na Europa. Encontrei seu blog na internet e um post sobre isso. Você aceita dar uma entrevista?
Atenciosamente
Taissa
tstivanin@gmail.com

Anônimo disse...

Gabi, que delicia suas andancas minha amiga. Mega saudades de vc e que vontade de dar um pulinho até aí!!!! bjocas
Tha