terça-feira, 3 de junho de 2008

A caminho do verao!

Pelas notícias de todos, parece que as temperaturas despencaram no Brasil nos últimos dias. Por aqui ao contrário, finalmente o tempo resolveu firmar. Temos algumas chuvinhas de verão no fim da tarde, mas no geral o tempo tem permitido usar saia e havaianas para ir à faculdade. Parece um sonho. Agora entendo bem porque os europeus valorizam tanto a primavera e o verão. Depois de um inverno pesado a imagem de que dias melhores virao é quase um alento.

Fora o tempo, também me encanta ver rosas por toda a parte. Vermelhas, rosas, brancas elas deixam Freiburg exuberante nesta estacao. Lembra um pouco da minha infância no sul. E lá vão mais hábitos alemães de cultivo de flores, como também o de preparar geléias que já mencionei aqui, presentes em nossa cultura gaúcha.

Para finalizar o capítulo COP-9, o que consegui acompanhar essa semana por jornais e amigos ainda lá foi o seguinte:
1. ONGs e comunidades locais saíram descontentes com os passos de tartaruga da convenção, enquanto a perda da biodiversidade galopa.
2. O ministro do meio ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, foi considerado um bom chair. Manteve posicoes importantes nos últimos dias, tirando vários parênteses dos textos e exigindo boas argumentacoes.
3. Em tempo com meus estudos de economia, um relatório sobre valor da perda da biodiversidade foi lançado na COP-9. Coordenado pelo economista Pavan Sukhdev, o relatório é uma tentativa de quantificar monetariamente a perda da biodiversidade. Podemos falar mais sobre isso em um próximo post se vocês tiverem interesse. Não há consenso entre pesquisadores em relação a atribuir valor economico a bens intangíveis, pelas limitacoes do método. De qualquer forma, segue o link para a página de download estudo do estudo, que estou curiosa para ler: http://www.ufz.de/index.php?en=16828
4. Excursão: no meu último dia na COP-9, fizemos (a delegação do IFSA - International Forest Students Association - a qual eu integrei) uma excursão oferecida pelo Conselho de Florestas Alemão. Fizemos passeio de barco pelo Rio Reno. Conhecemos uma de floresta daquela região, aprendendo um pouco mais sobre como é feito hoje o manejo das florestas alemãs. E por último fizemos passeio e tivemos um jantar em um dos castelos que compõem o patrimonio histórico da Unesco ao longo do vale. O dia está ensolarado e tivemos a oportunidade de conversar com diferentes pessoas participando da COP-9. Valeu a pena depois pegar o trem de madrugada de volta para Freiburg e ir quase direto para a aula no dia seguinte. Seguem abaixo algumas fotos da excursão.


Delegacao IFSA e o Rio Reno


Castelo


Jantar medieval

Um comentário:

Anônimo disse...

Gabriela!

Belos textos, parabéns.

Ontem, aqui, foi um domingo com uma moldura forte de minuano. Hoje também há um belo sol, mas muito frio.
Abraço e beijo carinhosos.