domingo, 18 de maio de 2008

Ensolarada Holanda

Como prometido segue o terceiro e último capítulo da série "Para fazer longas histórias curtas" com a minha encantadora impressão da Holanda.

Visitei Amsterdam há 7 anos quando fiz meu backpack pela Europa. Era novembro (outono) e mesmo assim a cidade já tinha me deixado uma boa impressão. Naquela época fiz o programa turístico. Fiquei num hostel no centro de Amsterdam, visitei o museu da Anne Frank, do Van Gogh, mercado de flores e fiz passeio de barco.
Dessa vez tive a oportunidade conhecer o outro lado menos turístico da Holanda. De acordo com o Lonely Planet, por exemplo, apenas 5% da população fuma maconha. Os famosos coffee shops e o red light district no centro de Amsterdam são quase coisas para gringo ver. Não fazem parte do dia-a-dia holandês. Aliás, pelo que meus amigos me falaram os holandeses praticamente não vão centro de Amsterdam pois acham o local meio sujo e com turistas e gente maluca demais. Preferem então viajar meia hora e fazer compra nas mesmas lojas, mas em outras cidades.
Fui visitar lá um casal de amigos de São Paulo, que já vivem há dois anos em Amsterdam: a Dani e o Ricardo. Consegui encontrar ainda a Ju, que estava de passagem para uma conferencia do Global Reporting Iniative. Foi simplesmente muito gostoso. Consegui descansar muito. Fomos ao parque, passeamos de bicicleta, viajamos para Haia, onde fica a corte internacional de justiça da ONU e também a praia. E ainda segui para Delft (famosa pelas porcelanas e para universidade) e Leiden (cidade universitária) na terça-feira por indicação da Dani e do Ricardo
Como eles disseram tive uma impressão extremamente positiva e incorreta sobre o clima na Holanda. O tempo este ensolarado e quente todos os dias, algo incomum para uma cidade que se parece com Londres no que diz respeito ao clima. Minha impressão dos holandeses também não poderia ser melhor. Educados e dispostos a ajudar. Sobre a língua, impossível compreender o que é falado, mas dá para entender alguma coisa escrita, pois o holandês fica no meio do caminho entre o alemão e o inglês.
Enfim, voltei para a Freiburg recarregada de boas energias depois do feriado de Pentecostes em Amsterdam, sendo gentilmente acolhida por amigos tão queridos. Seguem as fotos, senão sigo escrevendo, e acabo tornando essa história mais longa do que deveria. Duas observacoes finais: os holandeses são o povo mais alto da Europa (altura média masculina: 1,86m, o que me leva a crer que também são os mais altos do mundo hehehe. E sobre a praia, significa areia e ver o mar. Nem pensar em entrar na água congelante. Só para os poucos holandeses mais corajosos.


Praia em Haia


Praia em Haia 2

Corte Internacional de Justica da ONU


Delft

Leiden

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Gabi,
Foi um prazer recebe-la.
Grande beijo,
Dani e Ricardo

Anônimo disse...

Gabi, adorei receber o cartão!

Anônimo disse...

Muito interessante sua descrição de Amsterdã! E você com certeza pegou os melhores dias, no que diz respeito ao clima. Nunca fui a Delft, por causa da sua foto deu até vontade de ir...
abraço,