sábado, 17 de maio de 2008

Castelo da Cinderela

Continuando a série "Para fazer longas histórias curtas"... aqui segue o segundo capítulo. Depois da visita do Ronaldo, viajei no sábado, dia 03 de maio com o Ricardo e o Rafael, dois veteranos brasileiros do curso para Füssen, onde fica o Castelo que inspirou o Castelo da Cinderela - o Neuschwanstein.

O plano era sair no sábado de manha, visitar os castelos no sábado, dormir na cidade e no domingo passear pelas montanhas ao redor. A viagem se tornou uma aventura ou a situação escalou como diríamos aqui na minha casa ("Die Situation eskaliert"). Vamos enumerar então os fatos.

1. Cheguei 30 segundos antes do trem partir. O horário tinha mudado para mais cedo.
2. Subimos para ver os castelos. Na volta perdemos o penúltimo ônibus. Descemos a pé 6 km até a cidade.
3. Füssen 22h: todos os restaurantes de comida típica Bavária fechando. Por sorte conseguimos ainda um restaurante asiático, onde comemos muito bem.

Escalacao
4. 23h20min. Descobrimos no hostel que não havia lugar para dormir. Um grupo de turistas italianos ocupou 80% da acomodacao disponível na cidade de 16 mil habitantes. O último trem para Munique tinha sido às 23h e com exceção de um grande hotel, todas as pousadas fecham na cidade às 22h para evitar turistas que chegavam tarde e saíam no outro dia cedo sem pagar.
5. Sem teto para dormir fomos parar num pub.
6. A menina que atendia no pub super boa gente tentou encontrar quartos para nós. Mas tudo excedia nosso orcamento de estudante.
7. A menina do bar chega com boas notícias: um amigo havia oferecido o sofá da sala da casa dele para a gente dormir.
8. Fomos com o amigo para um outro pub, bem underground com gente um pouco esquisita.
9. Os pubs na cidade são obrigados a fechar as 2h da manha.

Madrugada em Füssen
10. Passada das 2h o pub já fechado e nós lá dentro com os amigos do dono do sofá, um punk quebra uma garrafa na porta.
11. Nós exaustos - ainda em dúvida sobre a estacao e o sofá, optamos pelo sofá para evitar os punks.
12. Dormimos no sofá por 1h30min com dois gatos nos fazendo companhia e os pêlos deles também.
13. 6h da manha: café, um bretzel saboroso e o trem na estacao para voltar à Freiburg.
14. Já perto de Freiburg (5h de viagem) uma senhora de idade senta do meu lado no trem e resolve me contar o signo chinês de todas as personalidades. Do Papa à Nicole Kidman. Achei que essas coisas só aconteciam no Brasil.
15. Chegamos em Freiburg, tomamos um sorvete e cada um foi para casa dormir.
16. Saldo de sono do fim de semana até domingo às 15h - 3h de sono. Havia ido para a balada na sexta com o Ronaldo e só tinha dormido 1h30min.

Resumindo
A arquitetura do castelo é imponente. A companhia de viagem foi excelente. Com todos os imprevistos não tivemos um momento de stress. Caminhamos muito. Apreciamos a paisagem e, sobretudo, aprendemos que Freiburg não tem nada a ver com o interior da Alemanha. Tudo fecha cedo e se não quisermos ficar sem cama da próxima vez, vamos ter que fazer reserva hehehe. Enfim, valeu a pena! Viagem e um pouco de aventura nunca são demais!

Nós bebendo cerveja na viagem de ida

Vista da janela do castelo da Cinderela