quarta-feira, 23 de abril de 2008

Temos que mudar os mercados

Na última sexta-feira, o ex-diretor geral do WWF, Claude Martin, esteve aqui em Freiburg na conferência sobre Religiao e Meio Ambiente organizada pelos meus veteranos de curso. No coquetel que seguiu o encerramento do primeiro dia e a palestra dele, tive a chance de conversar um pouco com Martin.

Sobre o poder que a religiao pode exercer sobre possíveis avancos em relacao à sustentabilidade, ele é bastante cético. Em suas palavras, o que precisamos na verdade, é "change the markets". Embora, tenha deixado o cargo como diretor geral do WWF, ele continua muito ativo em diversas áreas. Além disso sua apresentacao de power point foi excelente com fotos de diversas épocas e todas com interpretacoes muito espirituosas.

Falamos ainda um pouco sobre o comentario do presidente Lula de que os precos dos alimentos estao mais caros, porque os pobres estao comendo mais. Ele havia citado as causas do aumento dos precos do alimentos na sua apresentacao. De tudo mesmo, ficou batendo na minha cabeca mais tarde a frase sobre que temos que mudar os mercados. Lembrei disso agora enquanto preparo uma apresentacao sobre benefícios e melhorias possíveis nos Princípios do Equador, adotados voluntariamente por bancos para gerenciar riscos sociambientais em project finance acima de U$ 10 mil. Refletindo sobre o que ele disse com o que estou estudando, precisamos também encontrar mecanismos de acelerar as mudancas nos mercados que já estao em andamento.

2 comentários:

Unknown disse...

Amiga, eu sinto vergonha de ter um presente domo o Lula... mas vamos lá, ainda acredito que um dia teremos governo de verdade. ABRAÇÃO, fica ebm, Mê

Reges Schwaab disse...

Gabi
Esta questão dos mercados é fundamental. Achei muito interessante ler tua reflexão.
Nossa sociedade é mercado. Sabe que minha tese tem caminhado justamente sobre esse "valor" da questão ambiental e como ela tem sido incorporada e retratada pelo jornalismo. Tenho me questionado muito sobre o quanto as práticas/discurso estão mudando e sobre quanto a questão ambiental também tem servido, e muito, ao tempo em que vivemos.
Bom trabalho por aí.
Abração
Reges