terça-feira, 28 de abril de 2009

Haben oder Sein

Bem, acho que daqui uns tempos vocês vão ficar enfadados de tantos livros, leituras e tal. Mas como meus dias agora são basicamente na frente do computador, vocês terão que ser pacientes comigo :).

Então, na volta de Munique para Freiburg acabei comprando meu segundo livro em alemão. Mas não foi um ato pensado. Queria o livro em inglês, porém como não encontrei e queria tê-lo para a viagem de volta, acabei comprando em alemão mesmo. O livro é do filósofo alemão Erich Fromm e se chama Haben oder Sein (Ter ou Estar). Estou tentando ler sem dicionário e então, claro, todos os detalhes obviamente passam despercebidos.

Para ajudar a avançar um pouco na leitura, resolvi dar uma olhada no You Tube para ver se encontrava alguma coisa sobre o livro publicado em 1976 - quatro anos antes da morte de Fromm. E para minha alegria encontrei uma entrevista com ele sobre o livro. Abaixo compartilho a parte II em que para mim tem um dos comentário mais valiosos. Algo mais ou menos assim: "enquanto houver vida, nosso papel é gritar e tentar mostrar às pessoas que isto está levando à destruição". Isolado parece pessimista, no entanto no contexto da pergunta é coerente e esperançoso. O áudio não está muito bom, mas vale a pena de toda forma ver.

Nenhum comentário: