sábado, 3 de novembro de 2007

Santa Maria em todo lugar

Não poderia perder a deixa do Rodrigo para comentar sobre Santa Maria. Sim, a cidade é um fenômeno mundial. Em dois meses em Freiburg já conheci duas pessoas que já ouviram falar da minha terra natal. A primeira foi meu colega Prit. Ele tem uma amiga na Índia, que trabalha em uma multinacional e nasceu em Santa Maria. Outro dia conheci um intercambista da faculdade. Ele é do Rio de Janeiro e faz mestrado em Curitiba. Quando contei de onde eu vinha, ele falou: "Conheço claro. Inclusive já estive diversas vezes lá, pois minha mãe nasceu em Santa Maria".

Se Santa Maria é conhecida, quem dirá o Brasil. Entre os meus professores deste módulo pelo menos uns 70% já passaram pelo menos um mês trabalhando em nosso país. Entre eles, um professor de Hidrologia que fez avaliação do sistema hidrológico de Ribeirão Preto e conhece os problemas causados na água pela produção da cana. Outro estudou solos em Belém. Outro florestas e assim por diante. Mesmo com todo esse conhecimento o módulo não está sendo fácil. É muito conhecimento em pouco tempo para alguém que tem nenhum conhecimento científico na área. De qualquer forma, saí satisfeita com o que aprendi nas aula de Biodiversidade, Hidrologia e Florestas. Já do resto, mudanças climática, poluição do ar, da água e solos, acho que saí mais confusa do que entrei. Vamos ver o que acontece na prova na próxima sexta-feira.

Cineclube
Descobri que a universidade tem um cineclube que funciona há 50 anos. O preço é acessível € 1,50 pela sessão mais € 2,50 de anuidade. Nesta semana eles mostraram "Der Himmel über Berlin" (Asas do Desejo) de Wim Wenders, um dos meus diretores favoritos. Valeu a pena ir. Queria há muito tempo assistir esse filme, pois já vi a sequência dele "Tao Perto, tao longe" pelo menos umas três vezes. A tática que tenho adotado para ir ao cinema é a seguinte: antes do filme leio várias resenhas para entender do que se trata a história. Assim, mesmo perdendo ainda a maior parte do que é falado, consigo compreender a trama. Tem funcionado. Desta vez na primeira hora do filme quase não consegui entender nada, pois eram pensamentos soltos e fica difícil acompanhar. Já na segunda, com mais diálogos simples foi mais tranqüilo. O próximo filme que pretendo ver é Paris Texas, também do Wim Wenders. Para quem quiser conhecer mais da obra dele segue o site: http://www.wim-wenders.com/

Dia ensolarado
Essa semana tive uma pequena crise de saudade. Cheguei a sonhar que a minha família tinha vindo me visitar. Quis comer caju e ver o Funk Como Le Gusta tocar. Acho que não foi nada em especial, apenas o fato de eu já estar aqui há um pouco mais de dois meses e descobrir que o verão está chegando aí, enquanto aqui entramos no horário de inverno há uma semana. Agora escurece às 5h30min. Hoje, no entanto, melhorei. Foi só acordar com um sol belíssimo que fiquei bem outra vez. Aproveitei para ler um pouco no pátio. A temperatura permitiu até manga curta com um casaquinho. Depois resolvi tirar a foto do meu quarto que estava devendo para vocês. Ela segue aí ao lado. Desejo a todos um ótimo domingo. Por aqui vou tentar estudar bastante.

4 comentários:

Unknown disse...

Hey,Gabi.I verstehe nicht.Thank you very much for offering me such a nice space for imagination. Alles gute!

Anônimo disse...

É mais fácil achar santa-marienses em qualquer lugar do mundo do que entender Wim Wenders em alemão somente ;)
Beijão guria!

Ronaldo disse...

Gabi, dá uma olhada na continha que fiz sobre os feriados no Brasil e depois me conta como é aí.

http://quantum-field.blogspot.com/2007/11/curtindo-o-feriado.html

Anônimo disse...

Oi, Gabizita. A saudade de ti está grande. Às vezes, quando você me chama no msn, eu não estou na minha sala. Tenho trabalhado muito. Gostei muito do seu quarto...numa dessas, vou te visitar no verão 2008/2009. Beijão, guria!