quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Auf wiedersehen

Queridos amigos: está chegando a hora. 2010 está batendo na porta e eu fiquei enrolando até o último minuto para escrever este texto - o último post deste blog. Faz um mês que eu voltei. Meus últimos dias na Alemanha foram ótimos. Teve direito a bolo com pedaço extra em uma cafeteria, conversa de 3 minutos com a senhora que fechou minha conta no banco, muitas cervejas com meus colegas alemães do último apê, desconhecidos oferecendo ajuda com a malas no trem e no aeroporto e, claro, muitas despedidas de amigos que tornaram meus dias na Alemanha memoráveis.

A volta teve seus traumas de primeiras semanas. É diferente vir de férias e voltar de vez. Nas férias, só se presta atenção nas coisas boas. Na volta, a agitação interna predomina. O legal é que eu não fui atropelada atravessando a faixa de segurança como pedestre e consegui superar os primeiros dias de português esquisito. Além disso, sinto que a cada semana o intervalo entre uma crise e outra de me sentir deslocada vai aumentando e a intensidade de cada uma reduzindo.

Também dei uma repassada nas minhas fotos. Desde aquelas dos primeiros meses até hoje. Os 28 anos em fotografia. Terminei com uma sensação muito boa de estar vivendo a vida de acordo com meus valores, realizando alguns sonhos e na maior parte das vezes dando conta de fazer uma bela limonada dos limões do caminho.

Por último queria compartilhar um trecho excelente do livro que estou lendo agora: "A journey, after all, neither begins in the instant we set out, nor ends when we have reached our doorstep once again. It starts much earlier and is really never over, because the film of memory continues running on inside of us long after we have come to a physical standstill. Indeed, there exists something like a contagion of travel, and the disease is essentially incurable" (Ryszard Kapuscinki - Travels with Herodotus)

Abraços e até a próxima.
Auf wiedersehen